Edição Atual
Artigos
A Revista Alagoana de Ensino de Matemática (RAEM) é um periódico científico de fluxo contínuo, publicado exclusivamente em formato digital e de acesso aberto, que tem como propósito difundir produções inéditas de autores brasileiros e estrangeiros sobre temas relacionados ao Ensino de Matemática, à Educação Matemática e à Matemática Pura em seus múltiplos contextos.
Vinculada ao Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Rio Largo, a RAEM é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória), que tem como missão fomentar a pesquisa, o diálogo e a troca de experiências entre professores, pesquisadores e estudantes comprometidos com o avanço do conhecimento matemático e pedagógico.
A revista acolhe contribuições que abordem a Matemática e seu ensino em todos os níveis educacionais, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, até a Educação Profissional e Tecnológica, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Ensino Superior. São bem-vindos trabalhos que explorem tanto a dimensão teórica e epistemológica da Matemática, quanto suas implicações didático-pedagógicas, metodológicas e tecnológicas.
Entre os temas de interesse estão: metodologias ativas, formação de professores, uso de tecnologias digitais, ludicidade, pensamento lógico, resolução de problemas, currículo, história da matemática, políticas públicas, ensino inclusivo e pesquisas em áreas da Matemática Pura como álgebra, geometria, combinatória, lógica, análise e teoria dos números.