Edição Atual

v. 1 (2025): Revista Alagoana de Ensino de Matemática
					Visualizar v. 1 (2025): Revista Alagoana de Ensino de Matemática
Publicado: 2025-11-10

Artigos

  • Matemática e formação integral na Educação Profissional e Tecnológica o papel do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem

    Edel Alexandre Silva Pontes
    4 - 16
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17574867
  • Educação Financeira na BNCC Uma Análise da Abordagem Transversal e do Potencial Lúdico

    Arlyson Alves do Nascimento, Anderson Rangel Batista Siqueira, Daniel Cesar Carvalho da Silva, Ana Caroline Oliveira da Silva
    17 - 26
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17594159
  • Do Silogismo Aristotélico ao Silogismo Criador a Razão como Ato de Invenção (in memoriam)

    Edmilson de Vasconcelos Pontes
    27 - 34
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17594425
  • Contribuições relevantes proporcionadas por atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica

    Luciano Martins da Silva, Ricardo Menezes Almeida dos Santos
    35 - 46
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17630460
  • Metodologia para introdução ao estudo das Cônicas

    Cleverton da Silva Vasconcelos, Valdir Soares Costa
    47 - 62
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17814287
Ver Todas as Edições

A Revista Alagoana de Ensino de Matemática (RAEM) é um periódico científico de fluxo contínuo, publicado exclusivamente em formato digital e de acesso aberto, que tem como propósito difundir produções inéditas de autores brasileiros e estrangeiros sobre temas relacionados ao Ensino de Matemática, à Educação Matemática e à Matemática Pura em seus múltiplos contextos.

Vinculada ao Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Rio Largo, a RAEM é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória), que tem como missão fomentar a pesquisa, o diálogo e a troca de experiências entre professores, pesquisadores e estudantes comprometidos com o avanço do conhecimento matemático e pedagógico.

A revista acolhe contribuições que abordem a Matemática e seu ensino em todos os níveis educacionais, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, até a Educação Profissional e Tecnológica, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Ensino Superior. São bem-vindos trabalhos que explorem tanto a dimensão teórica e epistemológica da Matemática, quanto suas implicações didático-pedagógicas, metodológicas e tecnológicas.

Entre os temas de interesse estão: metodologias ativas, formação de professores, uso de tecnologias digitais, ludicidade, pensamento lógico, resolução de problemas, currículo, história da matemática, políticas públicas, ensino inclusivo e pesquisas em áreas da Matemática Pura como álgebra, geometria, combinatória, lógica, análise e teoria dos números.