Análise das produções acadêmicas sobre estágio supervisionado na licenciatura em Matemática

um mapeamento de pesquisas no 3º milênio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.18135647

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Licenciatura em Matemática, Pesquisa Acadêmica, Critérios de Seleção, Formação Docente

Resumo

Esta pesquisa investigou produções acadêmicas sobre o estágio supervisionado no curso de licenciatura em Matemática, com buscas realizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de 2001 a 2024. Foram utilizados filtros específicos com os termos "estágio", "licenciando" e "Matemática", e aplicados rigorosos critérios de inclusão e exclusão para garantir a pertinência dos trabalhos selecionados. Excluíram-se produções com acesso embargado, fora do contexto da Educação Básica, da disciplina de estágio supervisionado e da formação de licenciandos em Matemática. Após a triagem inicial de 94 trabalhos, apenas 39 foram considerados relevantes, e, após análise detalhada dos resumos, apenas um estudo foi selecionado: a dissertação de Luis Sebastião Barbosa Bemme, defendida em 2015 na UFSM, que investiga como licenciandos compreendem a Matemática ensinada nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O resultado evidencia uma lacuna nas pesquisas sobre o tema e destaca a necessidade de novos estudos focados na formação docente em Matemática no contexto do estágio supervisionado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natercia de Andrade Lopes Neta, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Sou mulher, filha, irmã e tia, nascida em Batalha, Sertão Alagoano. Fui alfabetizadora voluntária de adultos e idosos na ONG Êxodo e na Pastoral da Criança, e hoje dedico-me ao Serviço Público de Ensino. Graduanda em Jornalismo. Sou Licenciada em Matemática e em Pedagogia. Especialista em Gestão Escolar pela UFAL, em Psicanálise e em Direitos Humanos e Movimentos Sociais, Mestra em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra - UFPE. Teóloga formada pelo Instituto Teológico Pastoral, Psicanalista formada pela ABRAPSI. Articulista da Rede de Comunicação Popular de Alagoas - RCP e Colunista do Portal EuFêmea. Fui conselheira do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Maceió - CODIM, e Conselheira do Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays Bissexuais, Travestis e Transsexuais de Alagoas - CECD/LGBT/AL. Desenvolvo meu trabalho enquanto Professora de Matemática da Educação Básica, Coordenadora e Professora do Curso de Matemática e Pedagogia na UNEAL. Coordenadora do Coletivo de Mulheres Cientistas - Quantum, e do Projeto Sou do Bem, digo não à Corrupção na Uneal. Oriento pesquisas sobre a Matemática na Educação Escolar Indígena. Investigo sobre formação docente e violência em suas diversas classificações, dentro da área de Educação Matemática e Psicologia Social, com ênfase na Teoria das Representações Sociais, tendo vários livros e artigos publicados nestas temáticas.

Referências

ALMEIDA, Rafael Neves. Modelagem Matemática nas atividades de Estágio: saberes revelados por futuros professores. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.

CARVALHO, Diego Fogaça. O Estágio Curricular Supervisionado e a decisão do Licenciado em querer ser professor de Matemática. 2012.

Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

CARVALHO, Rita de Cássia Barbosa de. O Estágio na formação inicial de professores de Matemática na perspectiva de uma universidade pública do Estado de São Paulo. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2010.

CARVALHO, Mercedes. O ensino da matemática nos cursos de Pedagogia. A for ma ção do professor polivalente. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – PUC-SP. 2009.

CARVALHO, Mercedes; SILVA, Alice E. P. (Org.); SANTOS, Edilene C. (Org.); MEDEIROS, Juliana S. (Org.); OLIVEIRA, Raphael F. (Org.). Investigações em educação Matemática: 10 anos de pesquisa. 1ª. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2021b. v. 1. 246p.

CASTRO, Franciana Carneiro de. Aprendendo a ser professor(a) na prática: estudo de uma experiência em prática de ensino de Matemática e Estágio Supervisionado. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2002.

CAVALHEIRO, Gabriela Castro Silva. Resolução de problemas e investigação matemática: um processo de intervenção formativa para licenciandos em Matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2017.

GOSMATTI, Anderson. Prática de ensino na perspectiva de professores de Estágio Curricular Supervisionado de Matemática. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

GUIDINI, Siane Aparecida. O futuro professor de matemática e o processo de identificação com a profissão docente: estudo sobre as contribuições da prática como componente curricular. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

LIMA, Ana Cristina de Souza. Estágio supervisionado em Matemática: reflexões a partir do ponto de vista de licenciandos e de professores universitários. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.

LIMA, José Ivanildo de. O Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática: possibilidades de colaboração. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2008.

LUDWIG, Paula Isabel. Formação inicial de professores de Matemática: situações vivenciadas pelos alunos na realização do Estágio. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2007.

MAGALHÃES, Ana Paula de Almeida Saraiva. O estágio supervisionado dos cursos de formação de professores de matemática da Universidade Estadual de Goiás: uma prática reflexiva? 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.

MEDEIROS, Claudete Marques de. Estágio Supervisionado: uma influência na constituição dos saberes e do professor de Matemática na formação inicial. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2010.

MENDES, Maria José de Freitas. Reflexões sobre a formação do professor de Matemática: investigando a prática de ensino no curso de Licenciatura da UFPA. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2004.

NEGRÃO, Felipe da Costa. Competências e habilidades do educador matemático: um diálogo a partir do estágio supervisionado. 2018.

Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.

PASSERINI, Gislaine Alexandre. O Estágio Supervisionado na Formação Inicial do Professor de Matemática na ótica de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UEL. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

PINTO, Nayara Katherine Duarte. O uso do Laboratório de Ensino de Matemática na formação de licenciandos em Matemática. 2020.

Dissertação (Mestrado em Educação e Docência) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

PROENÇA, Marcelo Carlos de. A resolução de problemas na licenciatura em Matemática: análise de um processo de formação no contexto do estágio curricular supervisionado. 2012. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2012.

RODRIGUES, Giane. Os sentidos atribuídos por um licenciando em Matemática à atividade de estágio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2020.

SCALABRIN, Thanize Bortolini. De estudante a professor: a formação do futuro professor de Matemática no contexto do estágio supervisionado. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.

SILVA, Éverton Marques da. A influência do estágio supervisionado na motivação pela docência em licenciandos em Matemática. 2021.

Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.

SOUSA, Manoel Pineo de. O Estágio Supervisionado e a Formação dos Futuros Professores de Matemática. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.

TEIXEIRA, Bruno Rodrigo. O estágio supervisionado e o desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática: uma análise a respeito da identidade profissional docente. 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2024.

TEIXEIRA, Bruno Rodrigo. Registros escritos na formação inicial de professores de Matemática: uma análise sobre a elaboração do relatório de Estágio Supervisionado. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.

VOIGT, Jane Mery Richter. Sentidos e significados de egressos da Licenciatura em Matemática à sua formação inicial. 2004. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

Downloads

Publicado

2026-01-02

Como Citar

Neta, N. de A. L. (2026). Análise das produções acadêmicas sobre estágio supervisionado na licenciatura em Matemática: um mapeamento de pesquisas no 3º milênio. Revista Alagoana De Ensino De Matemática, 2, 3–15. https://doi.org/10.5281/zenodo.18135647