Educação Financeira na BNCC
Uma Análise da Abordagem Transversal e do Potencial Lúdico
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17594159Palavras-chave:
Educação Financeira, BNCC, Ludicidade, Interdisciplinaridade, PISAResumo
Este trabalho analisa a abordagem da Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um tema contemporâneo e de grande relevância social. O estudo se baseia em uma pesquisa documental para investigar como as propostas da BNCC se alinham à necessidade de uma alfabetização financeira eficaz no contexto da educação brasileira. A fundamentação teórica distingue a Educação Financeira, focada na conscientização e tomada de decisão, da Matemática Financeira, ferramenta técnica essencial para o tema. A urgência do assunto é justificada por dados do PISA, que apontam um desempenho abaixo da média dos estudantes brasileiros em competência financeira. A metodologia da pesquisa envolveu a análise de documentos oficiais, relatórios da OCDE e artigos acadêmicos que discutem a importância da ludicidade e da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados alcançados indicam que a abordagem transversal e o foco na vivência do estudante, propostos pela BNCC, representam um esforço válido e eficaz para preparar os alunos para decisões financeiras conscientes. Conclui-se que o uso de jogos e outras atividades lúdicas se alinham perfeitamente a essa proposta, contribuindo para que os estudantes desenvolvam uma relação mais consciente com o dinheiro.
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