Educação Financeira na BNCC

Uma Análise da Abordagem Transversal e do Potencial Lúdico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17594159

Palavras-chave:

Educação Financeira, BNCC, Ludicidade, Interdisciplinaridade, PISA

Resumo

Este trabalho analisa a abordagem da Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um tema contemporâneo e de grande relevância social. O estudo se baseia em uma pesquisa documental para investigar como as propostas da BNCC se alinham à necessidade de uma alfabetização financeira eficaz no contexto da educação brasileira. A fundamentação teórica distingue a Educação Financeira, focada na conscientização e tomada de decisão, da Matemática Financeira, ferramenta técnica essencial para o tema. A urgência do assunto é justificada por dados do PISA, que apontam um desempenho abaixo da média dos estudantes brasileiros em competência financeira. A metodologia da pesquisa envolveu a análise de documentos oficiais, relatórios da OCDE e artigos acadêmicos que discutem a importância da ludicidade e da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados alcançados indicam que a abordagem transversal e o foco na vivência do estudante, propostos pela BNCC, representam um esforço válido e eficaz para preparar os alunos para decisões financeiras conscientes. Conclui-se que o uso de jogos e outras atividades lúdicas se alinham perfeitamente a essa proposta, contribuindo para que os estudantes desenvolvam uma relação mais consciente com o dinheiro.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlyson Alves do Nascimento, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2006), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2009) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Atualmente é professor doutor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL, campus Maceió. É membro dos Grupos de Pesquisa: Formação de Professores: Políticas e Práticas - FORPROPP, Computação e Codificação Quântica e Análise Matemática e Aplicações. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomatemática e Matemática Bioinspirada, Teoria dos Reticulados, Morfologia Matemática e Processamento Digital de Imagens e Sinais.

Anderson Rangel Batista Siqueira, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2009). Atualmente é professor do ens. bás., técnico e tecnológico do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió e do curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Mestre em Matemática pela UFAL(2014) através do PROFMAT (Programa de Mestrado em Matemática em Rede Nacional).

Daniel Cesar Carvalho da Silva, Instituto Federal de Alagoas

Graduando em Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. Bolsista no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID.

Ana Caroline Oliveira da Silva, Instituto Federal de Alagoas

Graduanda em Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. Bolsista no Programa de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC: proposta de documentos. Brasília: MEC, 2010.

KAMII, Constance. A criança e o número. 11. ed. Campinas: Papirus, 1990.

NASCIMENTO, Arlyson Alves do et al. Aprendizagem Matemática por Meio de Atividades Lúdicas: Experiências e Impactos em Sala de Aula. Revista Brasileira de Ensino e Aprendi-zagem, v. 12, p. 141-155, 2025.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Improving Financial Literacy: Analysis of Issues and Policies. Paris: Secretary General of the OECD, 2005.

OECD. Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Directorade for Financial and Enterprice Affairs, Jul. 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/financial/education/43085731.pdf. Acesso em: 26 ago. 2025.

ROSETTI JUNIOR, H. Não pare de estudar. Vitória: Oficina de Letras, 2003.

SILVA, Ana Caroline Oliveira da; ALMEIDA, Vinicius Gomes de; NASCIMENTO, Arlyson Alves do. Interdisciplinaridade no Ensino de Matemática e Artes: Uma Abordagem Interdisciplinar de Geometria Plana. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 11, p. 237-248, 2025.

SILVA, Ana Caroline Oliveira da; MENEZES, Rodrigo Cardoso; NASCIMENTO, Arlyson Alves do. A Resolução de Equações do 2º Grau com Material Dourado: Uma Proposta Didática Interdisciplinar e Visual. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 11, p. 301-314, 2025.

SILVA, Ana Caroline Oliveira da; MENEZES, Rodrigo Cardoso; NASCIMENTO, Arlyson Alves do. O Jogo 'Ludo Matemático' como Ferramenta para o Aprendizado de Potenciação e Raí-zes no 6º ano: uma Análise de Resultados. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 10, p. 135-143, 2025.

SILVA, Ana Caroline Oliveira da; NASCIMENTO, Arlyson Alves do. Escalas e suas aplicações interdisciplinares: uma conexão entre Matemática e Geografia. Novas Perspectivas Na Educação Contemporânea: Reflexões e Caminhos. Formiga: Editora MultiAtual, 2025. p. 46-53. In: Anais... [DOI: 10.5281/zenodo.15083622].

SILVA, Ana Caroline Oliveira da; NASCIMENTO, Arlyson Alves do. Explorando a área da su-perfície corporal: uma abordagem transdisciplinar com resolução de problema. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, v. 5, n. 4, 2024. [DOI: 10.51189/iii-cinped/46869].

SILVA, Luciano Martins da. Jogos nas aulas de Matemática: novas metodologias da aprendi-zagem. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 194-205, 2022.

TERRA, M. Regina. O desenvolvimento humano na teoria de Piaget. 2012, p. 2.

ZENTGRAF, Roberto. Matemática financeira objetiva. 4. ed. Rio de Janeiro: ZTG, 2003.

Downloads

Publicado

2025-11-12

Como Citar

Nascimento, A. A. do, Siqueira, A. R. B., Silva, D. C. C. da, & Silva, A. C. O. da. (2025). Educação Financeira na BNCC: Uma Análise da Abordagem Transversal e do Potencial Lúdico. Revista Alagoana De Ensino De Matemática, 1, 17–26. https://doi.org/10.5281/zenodo.17594159