Matemática e formação integral na Educação Profissional e Tecnológica

o papel do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17574867%20

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Ensino de Matemática, Aprendizagem Significativa, Mediação Docente, Relação Professor–Aluno

Resumo

Este artigo, de natureza teórica, propõe uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), destacando o papel fundamental do professor e do aluno na construção do conhecimento. Parte-se do pressuposto de que o ensino de Matemática na EPT deve superar práticas tradicionais e adotar uma perspectiva dialógica e contextualizada, articulando teoria, prática e tecnologia. As análises são estruturadas em três dimensões interdependentes: o Ato de Ensinar Matemática do Professor, o Ato de Aprender Matemática do Aluno e a Relação Professor–Aluno. Defende-se que a aprendizagem significativa ocorre quando o estudante é protagonista e o docente atua como mediador, promovendo a integração entre o saber científico, o saber técnico e o saber humano. Conclui-se que o fortalecimento dessa tríade contribui para a formação integral e emancipadora do educando, conforme os princípios da EPT.

 

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Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Doutor em Ciências da Educação, com ênfase no Ensino de Matemática, pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC), com revalidação pelo MEC/UFAL; Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente, exerce o cargo de Diretor-Geral do IFAL Campus Rio Largo e atua como Professor e Pesquisador Permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL). É também Professor Visitante dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Educação e Matemática da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). É Editor-Chefe da Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem (REBENA, ISSN 2764-1368) e da Revista Alagoana de Ensino de Matemática (RAEM, ISSN 1234-5678), além de Editor Adjunto da Diversitas Journal (ISSN 2525-5215). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), exerceu a função de Secretário da SBEM Regional Alagoas no triênio 20202023. Atua também como consultor ad hoc de diversas revistas científicas nacionais e internacionais. É líder dos grupos de pesquisa do CNPq: GALC na Educação: Ensino e Aprendizagem de Matemática e Áreas Afins, e Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística. É criador do Modelo RICA um processo inovador de ensino e aprendizagem de Matemática baseado em Raciocínio Lógico, Inteligência Matemática, Criatividade e Aprendizagem, voltado para o aprimoramento do desempenho de estudantes da educação básica. Desenvolve pesquisas nas áreas de resolução de problemas, jogos matemáticos e novas metodologias para o ensino e aprendizagem de Matemática.

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Publicado

2025-11-10

Como Citar

Pontes, E. A. S. (2025). Matemática e formação integral na Educação Profissional e Tecnológica: o papel do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem . Revista Alagoana De Ensino De Matemática, 1, 4–16. https://doi.org/10.5281/zenodo.17574867