Metodologia para introdução ao estudo das Cônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17814287

Palavras-chave:

Cônicas, Metodologia, Aprendizagem, Prática

Resumo

A temática desenvolvida constitui-se em uma proposta de abordagem para os estudos introdutórios sobre algumas curvas denominadas cônicas. Sabendo das dificuldades de aprendizagem dos estudantes no contexto nacional, principalmente na área das ciências exatas, este encaminhamento é fundamentado em teóricos, como John Dewey, que concebe a educação a partir da manipulação de objetos e do desenho geométrico, propiciando a experimentação e a descoberta dos aspectos fundamentais dos conteúdos matemáticos apresentados. Trata-se da exploração de ações práticas em detrimento das teóricas. Desse modo, a metodologia tem como objetivo minimizar as dificuldades apresentadas na aprendizagem de conceitos da área da Matemática, aumentar a possibilidade de êxito no processo de ensino-aprendizagem e estimular os alunos a serem ativos na própria formação. Por outro lado, este trabalho se coloca como um roteiro aplicável por qualquer docente disposto a buscar novas maneiras de apresentar tópicos da Geometria.

 

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Biografia do Autor

Cleverton da Silva Vasconcelos, Instituto Federal de Alagoas

Professor do Instituto Federal de Alagoas. Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Doutorado em andamento em Ciências da Educação pela UTIC – Universidad Tecnológica Intercontinental. Bacharelado em Teologia pela FATIM – Faculdade de Teologia da igreja Metodista. Pós-graduação em Teologia do Novo Testamento pela FABAPAR – Faculdade Batista do Paraná

Valdir Soares Costa, Instituto Federal de Alagoas

Professor do Instituto Federal de Alagoas. Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário CESMAC. Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Doutorado em andamento em Ciências da Educação pela UTIC – Universidad Tecnológica Intercontinental.

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Publicado

2025-12-03

Como Citar

Vasconcelos, C. da S., & Costa, V. S. (2025). Metodologia para introdução ao estudo das Cônicas. Revista Alagoana De Ensino De Matemática, 1, 47–62. https://doi.org/10.5281/zenodo.17814287