Metodologia para introdução ao estudo das Cônicas
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17814287Palavras-chave:
Cônicas, Metodologia, Aprendizagem, PráticaResumo
A temática desenvolvida constitui-se em uma proposta de abordagem para os estudos introdutórios sobre algumas curvas denominadas cônicas. Sabendo das dificuldades de aprendizagem dos estudantes no contexto nacional, principalmente na área das ciências exatas, este encaminhamento é fundamentado em teóricos, como John Dewey, que concebe a educação a partir da manipulação de objetos e do desenho geométrico, propiciando a experimentação e a descoberta dos aspectos fundamentais dos conteúdos matemáticos apresentados. Trata-se da exploração de ações práticas em detrimento das teóricas. Desse modo, a metodologia tem como objetivo minimizar as dificuldades apresentadas na aprendizagem de conceitos da área da Matemática, aumentar a possibilidade de êxito no processo de ensino-aprendizagem e estimular os alunos a serem ativos na própria formação. Por outro lado, este trabalho se coloca como um roteiro aplicável por qualquer docente disposto a buscar novas maneiras de apresentar tópicos da Geometria.
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