Contribuições relevantes proporcionadas por atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17630460%20

Palavras-chave:

Educação Matemática, Jogos Educativos, Aprendizagem Significativa, Metodologias Ativas, Ensino Fundamental

Resumo

O presente artigo discute as contribuições das atividades lúdicas para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica, especialmente diante dos altos índices de dificuldades apresentados pelos alunos no domínio dos conteúdos matemáticos. A partir de referenciais teóricos sobre aprendizagem significativa, modelos mentais e metodologias ativas, evidenciou-se que o uso de jogos pedagógicos é uma alternativa eficiente para motivar os estudantes, reduzir bloqueios emocionais e promover a construção do pensamento matemático. A pesquisa, de natureza experimental, foi realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental e utilizou diferentes jogos educativos, tais como Geoplano, Tangram, Dominó, Bingo, Sequência das Funções e Jogo da Velha. Os resultados demonstraram que os jogos favoreceram o interesse, a autoestima, a interação social e o desempenho escolar dos estudantes, além de estabelecerem uma conexão entre o conteúdo matemático e situações do cotidiano. Conclui-se que o lúdico, quando fundamentado em bases teóricas sólidas e integrado ao currículo, constitui um recurso pedagógico significativo para ampliar a aprendizagem e a participação dos alunos, assumindo um papel transformador nas práticas educativas em Matemática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Martins da Silva, Universidad San Carlos (USC)

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos (USC); Reconhecimento do Doutorado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Mestre em Matemática pela Universidade San Carlos (USC); Reconhecimento do mestrado em matemática Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES); Pós-graduado em Docência da matemática e práticas pedagógicas pela faculdade Faculminas; Pós-graduado em educação a distância e docência no ensino superior pela faculdade Faculminas; Pós-graduado em Matemática Financeira e Estatística pela Faculdade Finom; Graduado em Matemática pela Universidade Tiradentes (UNIT); Atualmente leciona na área de Matemática na prefeitura Municipal de Ribeira do Pombal/ BA. Membro do Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória.

Ricardo Menezes Almeida dos Santos, Instituto Federal de Alagoas

Possui Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas (2016). Atuando principalmente nos seguintes temas: Conservação, Preservação, Memória. Possui Formação Técnica em: Técnico em Informática para Internet (2023) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL (campus Rio Largo) , Atuando principalmente em: Montagem-Manutenção de Computadores, Programação Web e Mobile e Banco de Dados. Membro do Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória.

Referências

ALVES, Denis Rogério Sanches et al. Jogos matemáticos e educação não formal: um relato de experiência. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, n. 7, p. 6086-6099, 2023.

ALVES, Eva Maria Siqueira. A ludicidade e o ensino de matemática: uma prática possível. Campinas: Papirus, 2012.

AUSUBEL, David P., NOVAK, Joseph D., HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BEBER, Bernadétte; SILVA, Eduardo da; BONFIGLIO, Simoni Urnau. Metacognição como processo da aprendizagem. Revista Psicopedagogia, v. 31, n. 95, p. 144-151, 2014.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. PCN’S. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DA SILVA, Luciano Martins; PONTES, Edel Alexandre Silva. Aritmética Modular como proposta de ensino de Matemática: uma experiência prática em uma Escola Pública de ensino fundamental. Revista Diálogos em Educação Matemática, v. 2, n. 1, p. e202304-e202304, 2023.

DOS SANTOS SILVA, Bruno Henrique Macêdo et al. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246-254, 2022.

KAMII, C; DEVRIES, R. Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria de Piaget. Prefácio Jean Piaget. Tradução Marina Célia Dias Carrasqueira. Porto Alegre: Artmed, 2009.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 2010.

MACHADO, Nilson. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e prática docente. São Paulo: Cortez, 2015.

MORATORI, Patrick Barbosa. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem. UFRJ. Rio de Janeiro, v. 4, 2003.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. 2 Edição ampliada. São Paulo: E.P.U., 2017a.

NUNES, Maria Yolanda; LOPES, Leticia Azambuja. O uso de jogos matemáticos no processo de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos: um estudo exploratório. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, n. 7, p. 6839-6848, 2023.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico. Diversitas Journal, v. 2, n. 1, p. 160-170, 2017.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Método de polya para resolução de problemas matemáticos: uma proposta metodológica para o ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. HOLOS, v. 3, p. 1-9, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Verificação Experimental de um Produto Educacional: um jogo matemático desenvolvido a partir da ideia intuitiva de uma progressão aritmética. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 18, p. 114-122, 2020.

PONTES, Edel Alexandre Silva; DA SILVA, Luciano Martins. Aritmética modular na interpretação de sistemas codificados no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Revista de Ciência e Inovação, v. 5, n. 1, 2020.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Desafios matemáticos em sala de aula: uma prática metodológica para ensinar e aprender Matemática através da resolução de problemas. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, p. e50711830901-e50711830901, 2022.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Learning and teaching mathematics for professional and technological education: Aprender e ensinar matemática para educação profissional e tecnológica. Concilium, v. 24, n. 14, 2024.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Estudo descritivo de Problemas Olímpicos sobre circunferências: questões da OBMEP nível 3, no período de 2013-2023. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 9, p. 163-174, 2024.

SANTOS, M. P et al. Brinquedos e Infância. Um Guia para pais e educadores em creches. Petropólis, RJ: Vozes, 2015.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

2025-11-17

Como Citar

Silva, L. M. . da, & Santos, R. M. A. dos. (2025). Contribuições relevantes proporcionadas por atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica. Revista Alagoana De Ensino De Matemática, 1, 35–46. https://doi.org/10.5281/zenodo.17630460