Contribuições relevantes proporcionadas por atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17630460%20Palavras-chave:
Educação Matemática, Jogos Educativos, Aprendizagem Significativa, Metodologias Ativas, Ensino FundamentalResumo
O presente artigo discute as contribuições das atividades lúdicas para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica, especialmente diante dos altos índices de dificuldades apresentados pelos alunos no domínio dos conteúdos matemáticos. A partir de referenciais teóricos sobre aprendizagem significativa, modelos mentais e metodologias ativas, evidenciou-se que o uso de jogos pedagógicos é uma alternativa eficiente para motivar os estudantes, reduzir bloqueios emocionais e promover a construção do pensamento matemático. A pesquisa, de natureza experimental, foi realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental e utilizou diferentes jogos educativos, tais como Geoplano, Tangram, Dominó, Bingo, Sequência das Funções e Jogo da Velha. Os resultados demonstraram que os jogos favoreceram o interesse, a autoestima, a interação social e o desempenho escolar dos estudantes, além de estabelecerem uma conexão entre o conteúdo matemático e situações do cotidiano. Conclui-se que o lúdico, quando fundamentado em bases teóricas sólidas e integrado ao currículo, constitui um recurso pedagógico significativo para ampliar a aprendizagem e a participação dos alunos, assumindo um papel transformador nas práticas educativas em Matemática.
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