Do Silogismo Aristotélico ao Silogismo Criador

a Razão como Ato de Invenção (in memoriam)

Autores

  • Edmilson de Vasconcelos Pontes Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17594425

Palavras-chave:

Silogismo criador, Cognição, Piaget, Criatividade, Educação Matemática

Resumo

Neste texto, proponho uma reflexão sobre o que denomino silogismo criador. Parto do silogismo aristotélico, esse instrumento lógico que durante séculos conduziu a razão humana, mas que, por ser fechado em si mesmo, nada cria: a conclusão já está contida nas premissas. Busco, então, um outro caminho — um silogismo onde o sujeito, em interação com o objeto, é capaz de produzir algo novo, algo que não estava dado. Esse processo criativo aproxima-se do que chamo ideia do azul do mar: a cor que não está em nenhum bocado d’água isolado, mas na soma viva de suas partes. A criança, ao construir suas operações mentais, percorre esse mesmo trajeto — do pensamento concreto ao criador — até alcançar o momento em que a mente não apenas deduz, mas inventa. O silogismo criador é, assim, a expressão máxima da inteligência em movimento: quando o pensamento humano deixa de repetir o mundo e passa a recriá-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmilson de Vasconcelos Pontes, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Engenheiro Civil, formado pela Escola de Engenharia de Pernambuco, Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Geometria Diferencial pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada IMPA/CNPq. Foi Professor Catedrático de Matemática na Escola Estadual de Alagoas, Professor do Centro Universitário CESMAC e Professor Emérito da Universidade Federal de Alagoas. Já Doutor teve a oportunidade de fazer uma especialização lato sensu em Informática Educativa, onde chegou a desenvolver inúmeros trabalhos.

Escreveu centenas de artigos acadêmicos e jornalísticos nas diversas áreas do conhecimento, entre eles: matemática, tecnologia educacional, informática educativa, educação, ciência e tecnologia. Algumas de suas publicações importantes: Isometric Minimal Immersions of Sn; Hiperplan: Um Ambiente de Aprendizagem Baseado em Hipertextos e Planos; Tec. Esp Uma Relação Prazerosa Criança-Máquina; Tec. Baby. Uma Ferramenta de Introdução ao Logo; Influência da Abordagem Construcionista Logo Frente a Treinamento para Olimpíadas de Matemática; Multiconexões: Uma Nova Forma de Aquisição de Informação e Estudo; Uma Relação Prazerosa da Criança com o Computador; Papel da Ciência e da Tecnologia no Mundo Contemporâneo e as Alternativas Futuras para o Brasil e Ambiente Amigável de Acesso ao Logo para Crianças na Fase Pré-Operatória; Silogismo Criativo; Provas Piagetianas e a Idéia do Azul do Mar, entre outras.

Assumiu diversas funções publicas, das quais: Secretário de Educação e Cultura de Alagoas; Diretor do Teatro Deodoro de Maceió; Diretor do Colégio Estadual Moreira e Silva de Maceió; Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal de Alagoas; Diretor do Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alagoas; Chefe do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Alagoas; Coordenador da Usina de Ciência da Universidade Federal de Alagoas; Presidente do Conselho de Conservação do Patrimônio Histórico de Alagoas e Coordenador Regional das Olimpíadas de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática.

Referências

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Flechas operatórias por Edmilson de Vasconcelos Pontes: uma abordagem multiconexional no processo ensino e aprendizagem de Matemática RACE-Revista da Administração, v. 3, p. 170-183, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. O Silogismo Criativo e as Provas Piagetianas por Edmilson de Vasconcelos Pontes: A Ideia do Azul do Mar. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 15, p. 157-166, 2020..

PONTES, Edmilson de V. Hiperplan: Um Ambiente de Aprendizagem Baseado em Hipertextos e Planos, 1992.

PONTES, Edmilson de V. Tec. Esp Uma Relação Prazeroza Criança-Máquina, 1993.

PONTES, Edmilson de V. Tec. Baby. Uma Ferramenta de Introdução ao Logo, 1993.

PONTES, Edmilson de V. Influência da Abordagem Construcionista Logo Frente a Treinamento para Olimpíadas de Matemática, 1993.

PONTES, Edmilson de V. Multiconexões: Uma Nova Forma de Aquisição de Informação e Estudo, 1994.

PONTES, Edmilson de V. Uma Relação Prazerosa da Criança com o Computador, 1994.

PONTES, Edmilson de V. Papel da Ciência e da Tecnologia no Mundo Contemporâneo e as Alternativas Futuras para o Brasil, 1993.

PONTES, Edmilson de V. Ambiente Amigável de Acesso ao Logo para Crianças na Fase Pré-Operatória, 1994.

Downloads

Publicado

2025-11-17

Como Citar

Pontes, E. de V. (2025). Do Silogismo Aristotélico ao Silogismo Criador: a Razão como Ato de Invenção (in memoriam). Revista Alagoana De Ensino De Matemática, 1, 27–34. https://doi.org/10.5281/zenodo.17594425